Escolha uma Página

Devemos utilizar a tabela dinâmica com muito cuidado, pois ela oferece alguns problemas e armadilhas que podem comprometer todo o nosso trabalho. Irei em vários vídeos demonstrar alguns desses problemas. Esse aqui é um bem simples de se resolver e com um potencial grande de auxilio no dia a dia.

Transcrição do vídeo

Então, pessoal, a dica que eu vou dar hoje é pra gente não cair em armadilhas com tabela dinâmica. Tem muita gente que utiliza VBA para conseguir resolver isso e eu vou mostrar que não precisamos.

Problema 1: intervalo da tabela dinâmica

Bom, a dica é a seguinte: a gente tem uma tabela, eu vou colocar uma tabela dinâmica aqui e todos nós sabemos que a tabela dinâmica automaticamente já cria pra gente o intervalo. Pegou até a linha 451 aqui pra mim.

Pronto, eu já tenho uma tabela dinâmica. Eu vou simplesmente colocar o vendedor e o total aqui. O objetivo não é clicar sobre a tabela dinâmica e, sim, a gente ver esse problema acontecendo. Então imaginem, pessoal, que vocês queiram resolver isso que eu falei.

Se eu inserir mais linhas aqui embaixo agora ou alterar qualquer uma delas, eu tenho que atualizar minha tabela dinâmica. Mas como ele está vindo até a linha 451, se eu colocar mais linhas aqui, ele não vai pegar.

Então a solução que a gente tem é: ou na hora de criar a tabela dinâmica, a gente já pega a coluna inteira ou a gente vem aqui na aba analisar > alterar fonte de dados e aqui eu já posso pegar a coluna inteira. Essa é uma alternativa, tá?

Existem outras maneiras também. Eu posso usar fórmulas aqui pra fazer algo mais dinâmico, mas esse não é o objetivo nesse momento. Vou dar ok.

Problema 2: a tabela dinâmica exibe “vazio”

Pronto, ele atualizou pra mim. Só que isso gera um inconveniente muito grande que é esse carinha aqui:  o “vazio”. Muita gente não gosta dele. Eu também não gosto. O que a gente faria? Às vezes a gente faria uma macro, alguma coisa pra limpar o vazio das nossas tabelas dinâmicas.

Bom, se a gente tiver um gráfico, fica muito feio aquele “vazio”. E aí o que a gente faz?

Tirar o “vazio” no filtro não é a solução

Muita gente vem aqui e simplesmente tira o vazio aqui no filtro. Isso aqui, aparentemente, você acha que está resolvendo, só que o Excel não entende que você quer tirar somente o “vazio”.

O que o Excel entende? Ele entende que você quer que fique somente esses. Olha a armadilha que a gente está criando pra nós mesmos. Vou tirar o “vazio”, pronto.

Se eu continuar prosseguindo a minha planilha, observem que ele sumiu daqui e sumiu do gráfico. Se eu continuar digitando na minha planilha ou alterar algum nome aqui que eu não tenha digitado ainda no meio…eu vou fazer lá embaixo. Vou pegar essa linha do Francisco e vou escrever Antônio aqui, que é um nome que eu não tenho. E o Antônio vai vender 50.000 peças. Pronto, ele fez uma venda bem alta.

Quando eu vier aqui e apertar botão direito, atualizar, a gente pode pensar “opa, já atualizou”. Mas cadê o Antônio aqui? O Antônio não aparece. Vamos ver no nosso filtro?

Olha o que acontece com o nosso filtro. Aquilo que eu disse, o Excel não entende que você quer que somente que apareça o diferente de “vazio”. Ele entende o seguinte: eu vou mostrar somente isso. E o Antônio não aparece.

Então, isso é uma armadilha que a gente cria pra nós mesmos.

Como resolver o problema e remover o “vazio” da tabela e do gráfico?

Pra gente conseguir resolver isso, a gente faz algo bem simples.

Vamos deixar tudo selecionado. ele vai voltar a aparecer o “vazio”, vai aparecer o Antônio, qualquer linha nova e nome novo que aparecer ele vai mostrar. E aí eu vou vir aqui no filtro, e no filtro de rótulos, eu vou utilizar esse aqui. É diferente de e aqui eu vou escrever entre parênteses “vazio”, da mesma maneira que ele mostra aqui – (vazio). Observem como tem que aparecer: (vazio).

Feito isso, pessoal, estou falando pra ele agora o seguinte: tudo que for diferente de (vazio), eu quero que apareça ali. Vou dar ok. Olha lá, Antônio. O “vazio” ainda está aqui, mas esse filtro aqui suprime o “vazio”.

Qual que é a grande vantagem agora? Se eu vier aqui, duplicar essa linha, anotar a próxima e então agora o novo vendedor é o Mário. Eu vou colocar que ele vendeu 35.000 peças. Pronto.

Quando eu vier aqui agora e atualizar minha tabela dinâmica, observem o seguinte: ele colocou o Mário aqui (tabela), colocou o Mário aqui (gráfico)  e o “vazio” não está aparecendo mais.

Então, pessoal, dessa maneira, eu não estou caindo na armadilha que eu mesmo coloquei.

Existem várias outras armadilhas com tabela dinâmica, mas esse vídeo é pra mostrar somente essa dica.

Até a próxima, pessoal!

Siga nossas redes sociais

Acesse nosso canal: http://www.YouTube.com/MaisQuePlanilhas

Curta nossa Página no Facebook: http://www.Facebook.com/MaisQuePlanilhas