Escolha uma Página

Se você costuma mesclar células no Excel, saiba que isso pode ocasionar uma série de problemas em suas planilhas. Nessa aula simples, estou mostrando uma pequena e valiosa dica que vai facilitar a sua vida com o Excel, deixando as suas planilhas mais práticas e menos engessadas.

Baixe esse arquivo: http://www.consultoriaexcelencia.com.br/mqp/apoio_aula/aula_mesclar_celulas.xlsb

Transcrição do vídeo

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje eu vou falar um pouquinho sobre isso aqui, ó: pare de mesclar células, por favor! Vou mostrar pra vocês como que a gente faz para não mesclar células no Excel e termos o mesmo resultado.

Bom, primeiramente eu tenho uma planilhinha aqui que são as vendas. Por que que a gente não pode mesclar células no Excel? Não é que a gente não pode, não fica muito legal quando a gente mescla células em um título ou em algum cabeçalho. Eu vou mostrar pra vocês então o que acontece.

Motivos para não mesclar células

Um dos motivos: primeiramente, quando eu vou fazer uma fórmula de soma, um SOMASE, por exemplo. Um simples SOMASE por cidade. Então eu vou procurar na coluna da cidade, olha lá o que acontece: eu não consigo selecionar a coluna D porque está mesclada. Isso é um problema muito grande.

Quando a gente trabalha com classificação também isso é um problema grande, quando a gente trabalha com automação em VBA também isso é um problema muito grande. Então fica complicado a gente selecionar as colunas.

Até tem um truquezinho ali de eu digitar a coluna que eu quero, por exemplo, D:D. Se eu digitar, ele seleciona, eu estou forçando. Mas não é muito interessante.

Eu vou mostrar pra vocês então como que a gente faz para deixar o visual como se estivesse mesclado, mas sem que essas células estejam mescladas assim.

Como ter o visual da mescla de célula sem ter problemas

Vou lá na página inicial e vou tirar a mescla aqui. Primeira coisa que eu vou fazer. Minha planilha voltou ao normal.

Vou selecionar novamente o que eu quero e aqui no botão do alinhamento, ou Ctrl + 1 para quem gosta de atalho de teclado, que é o mesmo que botão direito + formatar células. O atalho Ctrl + 1 abre essa janelinha pra gente.

Aqui na aba alinhamento, quero que vocês observem aqui onde está alinhamento de texto horizontal. Ele está como “geral”. A gente vai clicar e escolher esta opção: “centralizar seleção”.

Aí, pessoal, é aqui que a mágica acontece. Ele faz a mesma coisa que o “mesclar células” faz, mas observem, cada célula ainda está individualmente separada.

Se eu for fazer um SOMASE agora, olha lá, eu consigo selecionar a coluna da cidade…opa! Não consigo ainda porque ainda eu tenho ainda uma mescla também. Olha lá, vou tirar o “mesclar” daqui. Vou voltar no mesmo lugar, “centralizar seleção”, ok.

Resultado

Pronto, agora sim, pessoal. Agora eu consigo selecionar a coluna cidade, ponto e vírgula, a cidade que eu quero, ponto e vírgula, a coluna que eu quero somar. Feito isso, vou dar um enter. Então já está funcionando. Agora não me atrapalha mais. Eu consigo selecionar uma coluna.

Interessante também, pessoal, é o seguinte: ele divide pra gente automaticamente. Se eu escrever alguma coisa aqui, “Teste”, ele dividiu pra mim. Daqui pra cá, “Teste”, ele ficou então com esse espaço centralizado.

Pra gente conseguir visualizar bem isso, eu vou colocar uma borda completa aqui. Todas as bordas. Se eu deletar a palavra “Teste”, sumiu a borda. Se eu colocar um “teste” aqui agora, ele colocou a borda pra mim ali. Se eu escrever aqui “teste 2”, ele colocou a borda pra mim aqui. Se eu deletar esse “teste” aqui, ele alinhou pra mim. Se eu deletar aqui agora, alinhou pra mim ali automaticamente.

Então, por favor, parem de mesclar células!

Até a próxima. Abraço!