Como Estruturar uma Planilha?

A maioria das planilhas problemáticas que encontro por aí, tem como causa a sua estrutura, ou seja, no momento em que ela foi criada, não foi elaborada da maneira correta. Isso faz com que os usuários se tornem “escravos” da planilha, passam horas e horas diárias trabalhando nela. Se você passa muito tempo por dia em uma planilha todos os dias, já adiando (sem mesmo conhecer a planilha) que tem algo que pode (e deve!) ser melhorado e estruturado. O Excel que deve trabalhar para nós, e não o contrário.

Cada planilha, deve ter como base uma tabela, que até não precisa ser bonitinha e formatada, mas sim funcional!

Nunca devemos ficar separando planilhas por cargos, pessoas, produtos, ou então períodos, dias, meses anos e etc. Isso dificulta bastante a análise.

Devemos organizar nossa planilha por Tipo de informação, como, Contas a Pagar, Contas a Receber e etc.

Dessa maneira, conseguimos facilmente extrair informações de várias maneiras (formulas, tabela dinâmicas e etc.), onde fica fácil de analisar os resultados. Veja um exemplo abaixo de uma planilha simples, porém bem estruturada.

Depois de bem estruturada, fica fácil de fazer uma tabela dinâmica, gráficos e/ou uma segmentação de dados para analisar os dados.

Sigam essas dicas e aumente sua produtividade com o Excel e pense nas suas planilhas. Dependendo da situação, é mais fácil refazer a planilha do ZERO, repensando na sua estrutura, pode dar trabalho (e vai!), porém os ganhos são imensos a curto e médio prazo.

Se ainda não é inscrito, se inscreva em Nosso Canal, dê um Like no nosso vídeo e nos acompanhe em nossas redes sociais.

 

Facebook: http://www.facebook.com/MaisQuePlanilhas

Canal no Youtube: http://www.youtube.com/MaisQuePlanilhas?sub_confirmation=1

Deixe uma resposta