Lançamento do meu Livro de Power BI

 

3D-350x471 - Face

O escritor Luis Gustavo Nascimento Serra, professor, palestrante e especialista em Business Intelligence, iniciou sua trajetória há mais de 10 anos desenvolvendo soluções empresariais nos mais diversos segmentos. Hoje, seu foco é fornecer ferramentas para tomadas de decisões, melhorando assim a gestão das empresas. “Precisamos entender nosso negócio através dos dados. Assim como o médico examina o seu paciente e toma decisões baseadas em informações concretas, devemos fazer o mesmo com nossa empresa.”, diz Luis Gustavo Nascimento Serra. Ao utilizar o termo Business Intelligence, ou BI, devemos entender o que acontece em nosso ambiente de trabalho como um todo. O escritor ainda destaca que “Vivemos um momento em nossa existência, onde temos informações por todos os lados. A cada minuto estamos gerando muitos dados, tanto pelas redes sociais ou por compras em supermercados, utilização de transporte público entre outros, ou seja, tudo hoje fica registrado em algum lugar, porém, o que é feito com esses dados? A resposta é QUASE NADA! Esses dados poderiam ajudar as empresas a entenderem melhor os hábitos de consumo dos clientes, bem como analisar internamente a saúde da empresa e o mais importante de todos, FORNECER SUPORTE PARA TOMADA DE DECISÕES!”. Baseado nessa necessidade que a maioria das empresas tem de gerir o seu negócio através de dados e não através de “achismos”, o escritor realizou o lançamento online, no último dia 12, do seu livro intitulado  “Power BI: Do Tratamento de Dados a criação de painéis inteligentes”, onde é utilizada a ferramenta chamada POWER BI para suporte do entendimento dos dados e geração de painéis de indicadores. Essa ferramenta é denominada pela Microsoft® como uma solução de Self-Service BI, ou seja, toda essa análise pode ser feita por quem está no dia a dia da empresa, a pessoa que mais entende do seu negócio: VOCÊ! O Livro aborda desde o início do processo de análise, até a parte prática de criação dos painéis, conhecidos também como Dashboards.

Veja abaixo os detalhes dos capítulos do livro.

1. Conceitos Importantes
Neste capítulo, você aprenderá conceitos importantes para iniciar os estudos e se familiarizar com termos que serão necessários para um bom entendimento do livro.
Você entenderá os conceitos de Dashboards, Data Warehouse e suas aplicações práticas.

2. Processo de Business Intelligence
Aqui, você entenderá todo o processo de Business Intelligence e como ele é aplicado ao Power BI, desde informações sobre quais são os benefícios de implementar esse processo em seu dia a dia, até quais os cuidados que devemos ter para começarmos a analisar os dados. Outro ponto que destacamos bastando é a análise prévia do seu ambiente e tamanho da amostra para entendermos se realmente temos bases confiáveis para o trabalho.

3. O que é o Power BI?
Você aprenderá o que é o Power BI, desde sua origem no lançamento, entender o seu posicionamento no mercado de Trabalho até como instala-lo e começar a utiliza-lo.

4. Ambiente do Power BI
Será seu primeiro contato com a ferramenta. Um overview das funcionalidades básicas para você entender o mecanismo, dicas de como conectar as fontes de dados e muito mais!

 5. Introdução ao ETL
Neste capítulo, você aprenderá o que é o ETL e as melhores práticas de tratamento de dados. Aprenderá sobre o funcionamento do Editor de Consultas (Power Query), entenderá também a identificar os tipos de dados (Etapa Importante!) e como ela pode ser útil. Logo em seguida, começaremos a explorar todas as ferramentas que temos para o tratamento de dados e terão inúmeros exemplos práticos que você conseguira acompanhar. Aprenderá a mesclar consultas, fazer cálculos entre colunas e muito mais. No início deste capítulo, iremos explicar detalhes de como você pode começar a se familiarizar com as funções geradas automaticamente nas etapas do Power Query, que são demonstradas no Editor Avançado e estará exemplificado ao final de cada ação executada.

     6. Modelando e Analisando os Dados com Fórmulas DAX
Depois de entender o tratamento de dados, você está preparado para começar a analisar os dados, criar relacionamentos entre tabelas, entendendo quais os tipos de relacionamentos existentes e suas especificações. Você aprenderá a criar as principais medidas mais utilizadas e quais são as vantagens de utilizar medidas em seus visuais. Exploraremos também as medidas rápidas. Outro ponto muito importante é o tipo de contextos de filtros, que são essenciais para a criação de funções DAX avançadas.

7. Construindo o Painel de Indicadores
Nesse capítulo começaremos a montar nosso painel efetivamente. Como você deve ter observado, o caminho para a criação do Dashboard não é tão simples. Para chegar até aqui tivemos que seguir muitas etapas do processo e agora sim estamos preparados para construir nosso painel! Iremos aprender as melhores práticas para a elaboração do Dashboard e a maneira correta de criar nossos indicadores. Com uma base bem preparada, relacionada e modelada, agora vem a parte “divertida” do trabalho, que consiste em demonstrar de maneira visual as informações. Você entenderá por onde começar a criar o seu painel e quais são as boas práticas de organização da apresentação dos visuais. Depois aprenderá sobre o mecanismo da área de construção dos painéis e dicas de utilização dos visuais. Outro ponto importante é que você verá dicas sobre o momento certo de utilizar cada tipo de visual. Peguem seus pincéis, canetas, lápis de cor, sua aquarela e vamos dar “cor” a esses dados!

   8. Serviços do Power BI Online
Você entenderá o processo do Serviço do Power BI em nuvem, desde o momento da criação da sua conta, publicação do painel e entenderá o que acontece com o painel quando ele é publicado. Aprenderá também a gerar links públicos na web e quais são os benefícios e cuidados que devemos ter com essa opção. Dicas de acessibilidade de visualização do painel também são exemplificadas neste capítulo.

 9. Visualizador de Painéis de Power BI
Aqui você aprenderá a utilizar o Visualizador de Painéis desenvolvido pelo autor e presenteado para a comunidade e entender como ele pode ser útil em seu trabalho.

10. Como Aprender mais de Power BI
Por final, demonstraremos dicas de como aprender mais sobre o Power BI com várias fontes diferentes da comunidade.

 

Power BI: Do Tratamento de Dados a criação de painéis inteligentes está disponível para pré-venda pelo site www.powerbiemlivro.com.br

Deixe uma resposta